A cidade de São Paulo está preparada para adotar as fachadas ativas?
06/08/2015
Durante a Convenção Secovi 2015, pesquisa inédita sobre o tema será apresentada em painel e debatida por arquitetos, empresários e representantes do poder público.
06/08/2015
Quando se fala em fachada ativa, automaticamente o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e o Brascan Century Plaza, no Itaim Bibi, são lembrados. Apesar desses dois exemplos de sucesso, São Paulo tem, realmente, vocação para abrigar muitos outros empreendimentos como esses? Parece que sim, porque o conceito foi inserido no recém-aprovado Plano Diretor Estratégico da cidade (Lei 16.050/2014).
Tendência mundial, as fachadas ativas consistem, basicamente, na mistura de usos, com a instalação no térreo dos empreendimentos residenciais de espaços comerciais e de serviços, que interagem com o passeio público. As finalidades são estimular a ocupação dos espaços pelos cidadãos e promover a interação entre eles. Com as pessoas nas ruas, acredita-se que as cidades ficam mais seguras.
Porém, antes de adotar o instrumento urbano, os empreendedores imobiliários querem conferir a sua viabilidade econômica e, também, esclarecer dúvidas. Isso será possível durante o painel “Fachadas ativas: comércio e serviços no térreo das edificações”, que acontece em 31/8, segundo dia da Convenção Secovi, e trará os resultados de inédita pesquisa sobre o assunto.
Com a coordenação de Mariângela Iamondi Machado, diretora de Associações de Loteamentos Fechados da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, o tema será apresentado por Thomáz Assumpção, presidente da Urban Systems, com debates de Ricardo Yazbek, vice-presidente de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Sindicato, do arquiteto e urbanista Eduardo Della Manna, com a também arquiteta Larissa Campagner, da Associação Comercial de São Paulo, e do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.
"Sempre que os empreendedores têm de se adaptar a novas legislações urbanas, surgem muitas dúvidas, principalmente quanto à aceitação dos novos produtos pela demanda por imóveis. Somente por esse motivo, já vale a presença no painel", afirma Della Manna.
A Convenção Secovi vai de 30/8 a 2/9 e é patrocinada pela Caixa (Premium Top), Gerdau (Premium), Lâmpadas FLC, Graber Segurança, itelligence Group (Standard), Construção Mercado, Estadão (Media Partner). O hotel oficial do evento é o Bourbon Convention Ibirapuera e a agência de turismo oficial, a Levitatur.
Fonte: http://www.secovi.com.br/noticias/