Notícias

Calendário muda a rotina do mercado imobiliário paulistano em 2014

13/01/2014 - Mercado

Calendário muda a rotina do mercado imobiliário paulistano em 2014

8 de janeiro de 2014 | 17h39


 

(Imagem: Nilton Fukuda/Estadão)

GUSTAVO COLTRI

O ano começa agitado no mercado imobiliário paulistano, pelo menos para quem pretende adquirir um apartamento na planta. Na esteira dos últimos dois meses de 2013, as vendas devem ganhar o protagonismo antes do carnaval – o primeiro hiato para os incorporadores em 2014, que terá ainda Copa do Mundo e eleições na agenda.

Os edifícios colocados à venda em novembro e em dezembro passarão por novas ações promocionais até o fim de fevereiro para reaquecer os ânimos após as festas de Natal e de réveillon – este ano, o carnaval será em março. “O quarto trimestre teve um absurdo de lançamentos, e o estoque, enorme, leva tempo para ser absorvido. Haverá relançamentos a partir da segunda quinzena de janeiro”, diz o vice-presidente comercial da imobiliária Abyara Brasil Brokers, Bruno Vivanco.

Novembro contabilizou, de acordo com dados já fechados pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), 4. 997 imóveis residenciais lançados, o mais forte desde o início de 2013 na capital. O diretor da companhia responsável pelo levantamento, Luiz Paulo Pompéia, diz que os números preliminares indicam um desempenho semelhante a esse também em dezembro.

Se as vendas devem ficar em alta no começo do ano, os lançamentos podem ter comportamento diferente do normal no mercado paulistano – que é de progressivo aquecimento no decorrer dos trimestres. A Copa do Mundo, a partir do dia 12 de junho, alterará a atenção dos compradores durante o mês de competições e outros tantos dias de discussões envolvendo a performance da seleção brasileira.

“Nós não temos muito referencial do efeito da Copa, mas sabemos que ela vai mudar o foco este ano. Também temos de agir de forma especial porque, nos dias de jogo, será feriado em várias cidades, e as pessoas não ficam vendo os jogos o tempo todo”, diz a diretora geral de atendimento da imobiliária Lopes, Mirella Parpinelli.

Sabendo das dificuldades causadas pelo evento esportivo, o mercado vai aumentar seu ritmo em abril e maio, segundo Mirella. “Há projetos bons para sair, crédito imobiliário com fácil acesso e ainda desemprego baixo”, justifica. Alguns incorporadores acreditam que o primeiro semestre de 2014 possa ter resultados mais expressivos do que o habitual.

O segundo semestre terá início no clima de ressaca ou de entusiasmo para os brasileiros. Em seguida, ganhará os ares das disputas eleitorais nos Estados e no plano federal. No entanto, segundo o diretor executivo da incorporadora You, Inc, Eduardo Muzkat, o agito de 2014 não deve alterar o comportamento dos consumidores atuais. “No médio prazo, a demanda continua boa, porque a base da nossa demanda é demográfica: vivemos o bônus demográfico no Brasil (ou seja, a maior parte da nossa população está na faixa etária com maior probabilidade de exercer atividades econômicas).” A empresa planeja alcançar R$ 800 milhões em Valor Geral de Venda (VGV) até o fim do ano.

Para o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Claudio Bernardes, a disputa nas urnas pode até ter efeito positivo no mercado imobiliário, muito dependente do desempenho da economia – o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) tem sido uma das principais críticas à gestão de Dilma Rousseff, que pretende se reeleger. “Parece que deverá haver um esforço do governo para que a economia funcione bem durante o ano das eleições.”

Os empresários do setor mostram-se mais reticentes quando o assunto é o rumo da política econômica a partir de 2015. Mudanças na renda dos brasileiros e nas condições de crédito poderiam criar problemas de liquidez para os produtos imobiliários. Por enquanto, no entanto, o clima é de confiança.

Otimismo. O Secovi-SP divulgou, no início de dezembro, as suas perspectivas para o ano. Na ocasião, o economista chefe da entidade, Celso Petrucci, esperava para este ano que começa resultados semelhantes aos verificados em 2013. Descontando tempo perdido com a Copa e o carnaval “atrasado”, o crescimento nas vendas e nos lançamentos em São Paulo poderia variar entre 5% e 10%, segundo ele.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) também demonstrou confiança. De acordo com presidente da entidade, Octávio de Lazari Junior, os financiamentos vão aumentar entre 15% e 20% em 2014, motivados pelo apetite dos bancos.

Com relação aos preços dos imóveis, o vice-presidente de economia do Sindicato da Construção (Sinduscon-SP), Eduardo Zaidan, prevê altas acima da inflação nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O aumento deve acompanhar a rentabilidade dos salários.

-Fonte: Estadão





Fonte: radar imobiliario - Estadão

Outras Notícias

Benfeitorias no imóvel não devem ser consideradas em ação revisional de aluguel

O Superior Tribunal de Justiça – STJ definiu por maioria, que em casos de ação revisional de aluguel, as açõe...

Comissão rejeita classificação de condomínio como pessoa jurídica de direito privado

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que inclui o condomínio na lista das pessoas jur&ia...

TRF4: Imóvel único de família não pode ser objeto de penhora judicial

De acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região um imóvel não pode ser apreendido por se tratar de única resid...

Menos burocracia na compra e venda de imóveis

Aprovada recentemente, nova lei resultará em menos custo e mais agilidade para o consumidor que adquirir um imóvel Se você, lei...

Como serão as cozinhas em 10 anos? Para a Ikea, sem fogão e geladeira

O ambiente foi montado para a EXPO Milano 2015, em uma exibição chamada The Concept Kitchen 2015, tendo a Internet das Coisas como base ...

A cidade de São Paulo está preparada para adotar as fachadas ativas?

Durante a Convenção Secovi 2015, pesquisa inédita sobre o tema será apresentada em painel e debatida por arquitetos, empre...

Aluguel cai 0,9% em junho na Capital, segundo Secovi-SP

Em 12 meses, queda atinge 1%. É a primeira vez, desde 2005, que o índice acumulado em 12 meses é negativo 22/07/2015 Os ...

Mercado imobiliário mantém estabilidade em maio

Pesquisa do Secovi-SP registra o volume de lançamentos e vendas de novas unidades residenciais 15/07/2015 Os resultados da Pesquisa do...

Cenário econômico afeta hábitos do comprador de imóvel na internet

Usuário está mais criterioso e pesquisando mais ofertas de locação, segundo debatedores de evento da Rede Secovi de Im&oac...

Analistas descartam bolha imobiliária no País

O economista Célio Fernando Bezerra também não acredita em bolha. "A bolha ocorre em função de um problema ...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
Sobre

O melhor negócio começa pela escolha do profissional que vai lhe auxiliar !
Valorize meu trabalho, ao visitar o Stand de vendas procure por:  NERI

Sergio NERI da Cruz - CRECI-SP: 144698
Telefone: (11) 9 9657-1842 
WhatsApp
email: neri@nericorretor.com.br

Contato

 11 9 9657 1842

  Fale Conosco
www.nericorretor.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias